
INSTITUTO ROGACIONISTA
Acreditamos no que fazemos e nas pessoas que acolhemos.
NOSSA MISSÃO
Acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos e possibilitar a formação de pessoas éticas, justas e solidárias por meio da educação, ações socioeducativas e da evangelização, contribuindo para o exercício da cidadania.


NOSSA VISÃO
Ser referência pela excelência dos serviços prestados na educação, nas ações socioeducativas e na formação ético-cristã de pessoas comprometidas e participativas na construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.
História
O Instituto Rogacionista foi fundado na cidade de São Paulo – SP, no dia 02 de agosto de 1969, com a finalidade de atuar nas áreas de assistência social e educação. Sua missão está baseada no carisma rogacionista e tem como principal referência o Evangelho de Jesus Cristo, conforme os ensinamentos e as práticas de Santo Aníbal Maria Di Francia, e o compromisso com as políticas públicas sociais preconizadas pela Constituição da República Federativa do Brasil.
Suas ações são voltadas para a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social, em sintonia com a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Desde a sua fundação, o Instituto Rogacionista viu crescer a sua ação transformadora socioeducacional por meio de serviços e programas de assistência social e de educação. Atende diariamente, de maneira institucional, um número significativo de pessoas e, de forma não institucional, está presente nas diversas mobilizações e organizações sociais: comunidades, lutas dos direitos das minorias, movimentos populares e políticas públicas.
Na sua organização, ainda, estabelece parcerias com os setores governamental, empresarial e outras entidades de seu campo de atuação. Instituto Rogacionista faz parte da Rede Rogacionista presente no território brasileiro e internacional (www.rogacionista.org).
Preponderância
O Instituto Rogacionista tem a Assistência Social como sua atividade preponderante. A Carta Constitucional Brasileira, no artigo 203, explicita a Assistência Social como “um dever do Estado e direito de quem dela necessitar, independentemente de contribuição social”. Assim esta política pública de Estado passa a ser entendida como atividade de proteção social universal (políticas públicas protetivas), direito fundamental inerente ao ser humano. Já a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), modificada e ampliada pela Lei do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), estabelecem a Assistência Social como Política da Seguridade Social (juntamente com a Previdência Social e Saúde). Segundo o SUAS, as ações de Assistência Social - tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades, e tendo a família como foco de atenção - são organizadas em dois níveis de proteção: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Valores:
- Acolhida e zelo;
- Respeito à diversidade;
- Fortalecimento das relações humanas;
- Carisma, mística e espiritualidade;
- Responsabilidade, justiça e sustentabilidade;
- Comprometimento mútuo;
- Ação político-participativa;
- Excelência na prestação de serviços;
- Gestão competente e eficiente;
- Ética, integridade e transparência;
- Foco nos processos e resultados.
Organização Estrutural
O Instituto Rogacionista tem como mantenedora a Congregação Rogacionista do Coração de Jesus – Província São Lucas. Ele está organizado do ponto de vista estrutural para que as suas unidades de assistência social e educação possam cumprir a sua missão.
No Instituto Rogacionista adota-se o modelo de gestão democrático-participativo. Nesse modelo, entende-se que cada unidade é uma construção social, a partir da inteligência subjetiva e cultural das pessoas, e também que esta construção e mediatizada pela realidade sociocultural e política mais ampla, incluindo a influência de forças externas e internas marcadas por interesses de grupos sociais. Assim, buscam-se relações solidárias e formas participativas, mas também se valorizam os elementos internos do processo organizacional: o planejamento, a organização e a gestão, a direção, a avaliação contínua, as responsabilidades individuais dos membros da equipe e a ação organizacional coordenada e supervisionada.
Diretoria Executiva
Pe. Geraldo Tadeu Furtado – Presidente-honorífico
Pe. Marcos Lourenço Cardoso – Diretor-presidente
Pe. Danilo da Silva Bhartolo – Diretor-vice-presidente
Pe. Carlos André da Silva Câmara - Diretor-secretário
Pe. Ademar Tramontin – Diretor-tesoureiro
Dulcinéa Pastrello – Diretora-executiva
Conselho de Assuntos Econômicos e Fiscais
Pe. João Inácio Rodrigues
Pe. Anderson Adriano Teixeira
Pe. Reinaldo de Sousa Leitão
Filiais
Obra Social Santo Aníbal
Pe. José Sival Soares, diretor local
Pe. João Ademir Vilela, secretário local
Pe. Luciano Grigório, tesoureiro local
Centro de Convivência Santo Aníbal
Pe. Vincenzo Lumetta, diretor local
Pe. Wilson Lopes Gomes, secretário local
Pe. Nilson Rocha Santos, tesoureiro local
Coordenadores Departamentais
Daiane Ferraresso Gonçalves - Administrativo-financeiro
Fabiana Shimizo Marchi - Centro de Convivência São Lucas
Luciana Marcondes Pazzini - Centro de Convivência Madre Nazarena
Laerte Ferreira da Silva - CEDESP Santo Antônio
Rosana de Jesus Amaral - Centro de Acolhida Zancone
Fátima Conceição Coelho Bergamin - Centro de Educação Infantil Santa Marina
Adriana Patrícia Bogajo - Centro de Educação Infantil Santo Aníbal
Jaqueline Viera Cabral - CECI/CEII Jaraguá
Relações Institucionais
Katiuscia Teodoro – comunicação@institutorogacionista.org.br
Clique aqui para baixar a ATA da Diretoria gestão 2019/2022, em formato PDF.








