Nossas Unidades

Centro de Convivência Intergeracional Santo Antônio 

O Centro Intergeracional Santo Antônio acolhe e atende, de forma gratuita, 160 jovens e adultos, em dois turnos de quatro horas. O CEDESP tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida através da formação profissional e do reconhecimento do trabalho como direito de cidadania.

           O quadro de colaboradores é constituído por um gestor, um coordenador pedagógico, um assistente técnico, oito educadores sociais e nove educadores de apoio. Conta ainda com apoio de voluntários da comunidade. A população atendida é, na sua maioria, dos distritos da Barra Funda e Lapa. Abrange também outras regiões da cidade de São Paulo.

Em parceria com o CRAS Lapa o serviço tem abrangência territorial nos distritos: Água Branca, Lapa, Jaguaré, Perdizes, Barra Funda, Jaguará, Leopoldina e Pompéia. Atendendo a região próxima nos bairros adjacentes. Residentes em outros municípios devem procurar o CRAS da sua região.


 Av. Santa Marina, 534 - Água Branca - 05036-000 - São Paulo - SP - Telefones: (11) 3611-0977 / 3611-1387

Cursos oferecidos

Auxiliar Administrativo


O curso de Auxiliar Administrativo capacita o educando para dar apoio à administração de uma empresa em suas rotinas básicas contribuindo com a obtenção de resultados que atendam às demandas corporativas. O educando poderá trabalhar em organizações dos mais variados portes e segmentos, geralmente dando suporte a mais de um setor interno, como, por exemplo: compras, recursos humanos, logística, estoque, financeiro, marketing, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Conteúdo Programático:

A origem da Administração, Direito Empresarial, Planejamento Tributário Empresarial, Fundamentos da Matemática, Logística, Contabilidade, Documentos Comerciais, Recursos Humanos, Matemática Financeira entre outras disciplinas.

Entre as disciplinas abordadas pelo curso de Auxiliar Administrativo estão: Preenchimento e elaboração de documento, cheque, recibo, nota promissória, orçamento, holerite, atendimento ao cliente, telefônico, matemática financeira, logística, contabilidade, porcentagem, planejamento tributário empresarial, direito empresarial, historiadores da administração entre outros conteúdos.

Público Alvo: Jovens e adultos de 15 a 59 anos que buscam recolocação e inserção no mercado de trabalho.

Duração: Semestral




Confeiteiro


O curso prepara o educando para atuar como confeiteiro executando os processos de produção de massas e doces variados, desde o balanceamento até o acabamento final do produto, visando às tendências do mercado no que diz respeito a matérias-primas e equipamentos, seguindo as normas e padrões de qualidade, higiene, segurança, e preservação ambiental.

Conteúdo Programático:

Higiene e conservação de alimentos: Contaminação em alimentos; Microrganismos relacionados ao produto e processo; Boas Práticas de Fabricação; Características de qualidade dos alimentos; Métodos de Conservação; Armazenamento e Vida de prateleira dos alimentos; Informações de rotulagem dos alimentos.

Fundamentos da Panificação e Confeitaria: Composição dos alimentos; Matérias-primas e ingredientes; Características de Massas de Pães; Tipos de Massa, Métodos de Mistura, Caldas, Coberturas e Recheios; Etapas Básicas da Produção de Produtos de Confeitaria e Panificação; Equipamentos Planejamento do processo de produção; Reciclagem.

Confeitaria: Planejamento da produção; Etapas Básicas da Produção de Produtos de Confeitaria; Recheios, caldas e coberturas doces e salgadas; Métodos de Mistura; Tipos de Massa; Utilização de açúcar e chocolate na confeitaria; Controle de matéria-prima e ingrediente; Planilha de controle de produção; Boas Práticas de Fabricação (BPF); Segurança no trabalho; Meio ambiente.

Público Alvo: Jovens e adultos de 15 a 59 anos que buscam recolocação e inserção no mercado de trabalho.

Duração: Semestral




Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão


O curso de Aprendizagem Industrial Eletricista Instalador Predial capacita o educando para a realização de instalações elétricas prediais em baixa tensão. Executando trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas residencial, predial, industriais, interpretando diagramas de plantas e projetos de instalação elétrica, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro e distribuição de circuitos, instalação dos dispositivos, componentes e materiais, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança no trabalho.

Conteúdo Programático:

Eletricidade Geral: fundamentos da eletricidade, teoria atômica, grandezas elétricas, fontes alternativas de energia, ferramentas e equipamentos para operações em eletricidade, multímetro, epi's e epc's, lei de ohms, circuitos em corrente contínua e alternada, diagramas unifilar e multifilar.

Instalações Elétricas: leitura, interpretação e elaboração da planta baixa elétrica, dispositivos de proteção, dimensionamento em redes elétricas de condutores e dispositivos de proteção, emendas de fio e conexões, práticas elétricas de instalações de interruptores, sensores de presença, fotocélula, reatores e lâmpadas Leds, inspecionar, instalações elétricas, NBR 5410/04, montar quadro de distribuição.

Público Alvo: Jovens e adultos de 15 a 59 anos que buscam recolocação e inserção no mercado de trabalho.

Duração: Semestral




Operador de Microcomputador


O Curso de Qualificação Profissional Operador de Microcomputadores promove a capacitação do educando no desenvolvimento de competências relativas à operação de microcomputadores, fundamentada em conhecimentos básicos de arquitetura de computadores, programas utilizados em escritórios (Pacote Office: Word, Excel, PowerPoint e BR Office) e o uso da internet.

Conteúdo Programático:

Fundamentos De Hardware: Terminologia Básica A história do computador; Tipos de computador; sistema do microcomputador; O Teclado e o mouse; CPU; Memórias; Unidades de armazenamento e medida; Conceitos básicos de redes de microcomputadores; Periféricos de entrada, saída, armazenamento; Impressora; Digitalizador; Modem.
Sistemas Operacionais: Programas aplicativos; vírus de computador; Windows: O que é o Windows; Área de trabalho; Menu iniciar; Janelas; Organização da Área de trabalho; Configuração do ambiente; Painel de controle e configurações; Executar, pesquisa e documentos recentes;
Aplicativos Office E Internet: Word; Excel; PowerPoint; Acess; BROffice: Writer; Calc; Impress; Conceitos básicos de internet.

Público Alvo: Jovens e adultos de 15 a 59 anos que buscam recolocação e inserção no mercado de trabalho.

Duração: Semestral




Convívio e Mundo do Trabalho


Os módulos Convívio e Mundo do Trabalho preparam o educando para o mercado com ênfase nas relações interpessoais, desenvolvendo a capacidade de ouvir o outro, de expressar, de exercitar a flexibilidade, projetar e assumir compromissos e atitudes fundamentais para a construção de um processo socioeducativo, que prioriza a construção de vínculos e o trabalho coletivo.

Conteúdo Programático: Informações e reflexões sobre as questões relativas à saúde e à estética e a dimensão política do corpo no território social e cultural.

O subjetivo envolve diversas temáticas, tais como: construção da identidade, autoestima, projeto de vida, relações interpessoais, gênero e diversidade sexual, os valores morais, ética e participação social.

O cultural discute a sociedade de nossos dias, desde as relações familiares até a profissionalização, o mundo do trabalho, arte, cultura e convivência, a cidadania e o empoderamento político dos jovens e adultos para a mudança da sociedade. Procura questionar os valores atuais e levar os jovens e adultos a uma melhor compreensão da realidade e da cultura contemporâneas.

Duração: Semestral





Documentação para inscrição

1 Foto 3x4

2 Cópias do RG.

2 Cópias do CPF.

1 Cópia da declaração escolar.

1 Cópia comprovante de residência.

1 Cópia do NIS.

Ficha de inscrição preenchida na instituição.

PRECISAMOS DE VOCÊ!

INSTITUTO ROGACIONISTA

Faz parte da Rede Rogacionista presente no território brasileiro e internacional. (www.rogacionista.org)

Filial Curitiba: Rua Dr. Magnus Sondhal, 250 | Fone 41 3575-0903

Filial Bahia: Rua Plauto Alves Brito, 60 | Presidente Jânio Quadros-BA

  • Facebook Rogacionista
  • Instagram Rogacionista

Siga nossas redes sociais

FIQUE POR DENTRO

A Entidade é possuidora do CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da Educação. Com atuação na área de assistência social e educação básica.

© 2020 Instituto Rogacionista | criado por Agência 4F