top of page

Acreditamos no que fazemos e nas pessoas que acolhemos.

NOSSA MISSÃO

Acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos e possibilitar a formação de pessoas éticas, justas e solidárias por meio da educação, ações socioeducativas e da evangelização, contribuindo para o exercício da cidadania.

Missão

NOSSA VISÃO

Ser referência pela excelência dos serviços prestados na educação, nas ações socioeducativas e na formação ético-cristã de pessoas comprometidas e participativas na construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.

História

O Instituto Rogacionista foi fundado na cidade de São Paulo – SP, no dia 02 de agosto de 1969, com a finalidade de atuar nas áreas de assistência social e educação.  Sua missão está baseada no carisma rogacionista e tem como principal referência o Evangelho de Jesus Cristo, conforme os ensinamentos e as práticas de Santo Aníbal Maria Di Francia, e o compromisso com as políticas públicas sociais preconizadas pela Constituição da República Federativa do Brasil.

 Suas ações são voltadas para a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social, em sintonia com a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Desde a sua fundação, o Instituto Rogacionista viu crescer a sua ação transformadora socioeducacional por meio de serviços e programas de assistência social e de educação. Atende diariamente, de maneira institucional, um número significativo de pessoas e, de forma não institucional, está presente nas diversas mobilizações e organizações sociais: comunidades, lutas dos direitos das minorias, movimentos populares e políticas públicas. 

Na sua organização, ainda, estabelece parcerias com os setores governamental, empresarial e outras entidades de seu campo de atuação. Instituto Rogacionista faz parte da Rede Rogacionista presente no território brasileiro e internacional (www.rogacionista.org).

 


Preponderância

O Instituto Rogacionista tem a Assistência Social como sua atividade preponderante. A Carta Constitucional Brasileira, no artigo 203, explicita a Assistência Social como “um dever do Estado e direito de quem dela necessitar, independentemente de contribuição social”. Assim esta política pública de Estado passa a ser entendida como atividade de proteção social universal (políticas públicas protetivas), direito fundamental inerente ao ser humano. Já a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), modificada e ampliada pela Lei do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), estabelecem a Assistência Social como Política da Seguridade Social (juntamente com a Previdência Social e Saúde). Segundo o SUAS, as ações de Assistência Social - tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades, e tendo a família como foco de atenção - são organizadas em dois níveis de proteção: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.


Valores:
- Acolhida e zelo;
- Respeito à diversidade;
- Fortalecimento das relações humanas;
- Carisma, mística e espiritualidade;
- Responsabilidade, justiça e sustentabilidade;
- Comprometimento mútuo;
- Ação político-participativa;
- Excelência na prestação de serviços;
- Gestão competente e eficiente;
- Ética, integridade e transparência;
- Foco nos processos e resultados.

​

​

Organização Estrutural

​

O Instituto Rogacionista tem como mantenedora a Congregação Rogacionista do Coração de Jesus – Província São Lucas. Ele está organizado do ponto de vista estrutural para que as suas unidades de assistência social e educação possam cumprir a sua missão.

No Instituto Rogacionista adota-se o modelo de gestão democrático-participativo. Nesse modelo, entende-se que cada unidade é uma construção social, a partir da inteligência subjetiva e cultural das pessoas, e também que esta construção e mediatizada pela realidade sociocultural e política mais ampla, incluindo a influência de forças externas e internas marcadas por interesses de grupos sociais. Assim, buscam-se relações solidárias e formas participativas, mas também se valorizam os elementos internos do processo organizacional: o planejamento, a organização e a gestão, a direção, a avaliação contínua, as responsabilidades individuais dos membros da equipe e a ação organizacional coordenada e supervisionada.

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Diretoria Executiva

Pe. Geraldo Tadeu Furtado – Presidente-honorífico 
Pe. Marcos Lourenço Cardoso – Diretor-presidente
Pe. Danilo da Silva Bhartolo – Diretor-vice-presidente 
Pe. Carlos André da Silva Câmara - Diretor-secretário
Pe. Ademar Tramontin – Diretor-tesoureiro
Dulcinéa Pastrello – Diretora-executiva

​

Conselho de Assuntos Econômicos e Fiscais

Pe. João Inácio Rodrigues 
Pe. Anderson Adriano Teixeira 
Pe. Reinaldo de Sousa Leitão

​

​

Filiais

​

Obra Social Santo Aníbal
Pe. José Sival Soares, diretor local
Pe. João Ademir Vilela, secretário local
Pe. Luciano Grigório, tesoureiro local

​

Centro de Convivência Santo Aníbal
Pe. Vincenzo Lumetta, diretor local
Pe. Wilson Lopes Gomes, secretário local
Pe. Nilson Rocha Santos, tesoureiro local

​

​

Coordenadores Departamentais

Daiane Ferraresso Gonçalves - Administrativo-financeiro 
Fabiana Shimizo Marchi - Centro de Convivência São Lucas
Luciana Marcondes Pazzini - Centro de Convivência Madre Nazarena
Laerte Ferreira da Silva - CEDESP Santo Antônio
Rosana de Jesus Amaral - Centro de Acolhida Zancone
Fátima Conceição Coelho Bergamin - Centro de Educação Infantil Santa Marina
Adriana Patrícia Bogajo - Centro de Educação Infantil Santo Aníbal 
Jaqueline Viera Cabral - CECI/CEII Jaraguá

​

Relações Institucionais

Katiuscia Teodoro – comunicação@institutorogacionista.org.br

​

Clique aqui para baixar a ATA da Diretoria gestão 2019/2022, em formato PDF.

organograma institucional.jpg

PRECISAMOS DE VOCÊ!

bottom of page